terça-feira, 24 de julho de 2012

Nascer no Brasil - Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento


Sobre o projeto
Imprimir
PDF

As taxas de cesariana estão aumentando sistematicamente no Brasil como reflexo de mudanças nas práticas obstétricas. Estudos internacionais vêm demonstrando os riscos da cesárea e o impacto na saúde reprodutiva futura da mulher. Para os recém-nascidos, os efeitos descritos são: o aumento da mortalidade neonatal, da taxa de nascimento pré-termo intermediário e tardio, além do uso de ventilação mecânica em recém-nascidos de baixo risco.
A pesquisa Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento, coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com participação de renomadas instituições científicas do país, tem como objetivo conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos da cesariana desnecessária no Brasil em puérperas e recém-nascidos, bem como descrever a motivação das mulheres para a opção pelo tipo de parto e as complicações médicas durante o período do puerpério.
O estudo de abrangência nacional envolve capitais e cidades do interior. Serão entrevistadas 24 mil puérperas que tenham tido seus filhos em estabelecimentos de saúde com 500 ou mais partos/ano. A coleta de dados se iniciará em fevereiro de 2011, com previsão de término em setembro do mesmo ano.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário